Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Aprovado por unanimidade! Senado aprova criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência

há 9 anos

O Senado aprovou por unanimidade, na noite de quarta-feira, a criação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – conhecida como “Lei Romário”, fazendo referência ao senador do PSB que é relator do projeto. O projeto prevê, entre outras medidas, a possibilidade de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de órteses e próteses, a obrigatoriedade das prefeituras em tornar as calçadas acessíveis e o direito ao "auxílio inclusão", uma renda suplementar para a pessoa com deficiência inserida no mercado de trabalho.

A aprovação do projeto foi comemorado por dezenas de pessoas que ocupavam as galerias do Senado e segue agora para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Romário destacou a importância da proposta, mas lamentou o fato de o projeto ter demorado mais de 12 anos para ser aprovado.

– Eu acredito que nós vamos ter a oportunidade de definitivamente ajudar a melhorar a qualidade de vida de mais ou menos 50 milhões de pessoas, fora os seus familiares – disse.

Romário se emocionou ao lembrar da filha, Ivy, que tem síndrome de Down e afirmou que por isso tem na inclusão uma das principais bandeiras do seu mandato.

O projeto, que ficou conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência, tem mais de cem artigos. Entre os itens mais importantes, o que regulariza ou amplia uma série de cotas voltadas para este público. Ele prevê, por exemplo, que empresas com mais de 50 funcionários reservem pelo menos uma vaga para deficientes. Atualmente, essa cota é aplicada apenas por companhias com mais de cem empregados.

Fonte: Zh Clicrbs

  • Publicações33
  • Seguidores111
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações251
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-por-unanimidade-senado-aprova-criacao-do-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia/197657293

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente notícia! Que não fique “apenas no papel” e tais medidas sejam efetivadas. continuar lendo

oi queria saber se a lei que foi aprovada vai valer para quem entrou com o pedido do beneficio do Loas dia 12/06 pois a regra muda podendo comprovar por outros meus a renda alem de 1/4 do salário ....tenho uma renda inferior a 1/4 mais tenho medo de depois acabar perdendo o beneficio se um dia ultrapassar os 1/4 continuar lendo

Boa tarde.

Preciso saber se todos os PCD,s poderá receber essa renda suplementar para a pessoa com deficiência inserida no mercado de trabalho.?

Pois sou deficiente físico e gostaria de saber se tenho possibilidade de receber.

Atenciosamente. continuar lendo

com certeza sim. Se vc tem como comprovar, se tens Laudo médico, estás apto a receber. continuar lendo

Apenas um detalhe técnico, que tem a ver com acessibilidade, mas talvez não com a nova lei:

- Ônibus acessível é ônibus de piso baixo, tipo Infraero, sem ter que recorrer a elevador, apenas a uma rampa rebatível.

É interessante ver a lei 10.048, artigo 5º. continuar lendo